quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Função que determina um meio sistemático para a tomada de decisões, garantindo o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro. Processo dinâmico, por meio do qual se define o caminho que a empresa deverá trilhar analisando seu ambiente em sintonia com sua razão de existir e construindo seu futuro.

Quanto à tomada de decisões, Peter Drucker ressalta que o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas a implicações futuras de decisões presentes. Assim, um dos problemas enfrentados pelo executivo que toma decisões não é o que sua empresa deve fazer no futuro, mas sim o que deve fazer hoje para a empresa estar preparada para as incertezas do futuro.

Fases do controle estratégico

Para que uma empresa possa efetuar de maneira adequada a função de controle estratégico, são necessárias três fases.
Fase 1
Estabelecer padrões de medida e avaliação, decorrentes dos objetivos, desafios, estratégias e políticas. Os padrões são a base para a comparação dos resultados desejados.

Fase 2
Medida dos desempenhos apresentados, estabelecendo o que medir e como medir, mediante critérios de quantidade, qualidade, responsáveis e tempo, integrando e padronizando critérios de medição de desempenho para não prejudicar a função de controle estratégico.

Fase 3
Comparação do realizado com o esperado, visando adotar medidas corretivas e preventivas, que eliminar desvios, rever metas e reforçar os aspectos positivos.

Visão do negócio

Existem conceitos que funcionam como norte para o enfoque sistêmico da organização estratégica. Um deles é a definição do negócio de uma empresa, que visa determinar o âmbito de sua atuação.
Muitas vezes essa definição não é óbvia, demandando reflexão e análise. Várias empresas têm dificuldade para definir seu foco.
O posicionamento da empresa frente a seu negócio pode ser simplificado em dois sentidos: amplo e restrito. Quando a empresa posiciona seu negócio de maneira restrita, a tendência é a visão míope, negligenciando seu cliente e se concentrando em seu produto. O mesmo já não acontece quando a empresa se posiciona em relação às demandas ambientais, adotando a visão ampla do negócio, com o produto passando a ser um dos meios de satisfazer os desejos e as necessidades de seus clientes.

Segmentação do mercado e foco no cliente

Outro conjunto de variáveis-chave, que norteia o processo de administração estratégica, está relacionado a produtos, serviços e clientes.
Considerando o mercado como o conjunto de necessidades humanas que são satisfeitas mediante o acesso a produtos e/ou serviços, todos os negócios devem pressupor a segmentação do mercado.
Segmentação de mercado significa a existência de diversos públicos, cujas necessidades de produtos e serviços dependem de seu poder aquisitivo, da disposição de despender um esforço-preço e da capacidade oferecida de produção e distribuição desses bens e/ou serviços.
Existindo os consumidores, a comunicação mercadológica deve estimular a sua disposição de pagar um certo preço, para verem atendidas suas necessidades. As empresas constroem sistemas de monitoramento em diversas fases visando resultados e respostas do mercado através de:

-análise de mercado;
-pesquisa;
-planejamento;
-plano;
-programação;
-controle.

Antes de identificar a segmentação do mercado, a empresa deve identificar seu cliente-alvo.
Aquele que vai sinalizar a identidade da empresa. Esse foco é mais estratégico e pode ser visto como aqueles 20% de clientes que alavancam 80% de resultado para a empresa.

Elementos-chave

A visão estratégica é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando, animando o propósito em ação e o transforma em fato concreto.

Os elementos-chave de uma visão devem mobilizar sentimentos e emoções, atender necessidades, expectativas e definindo o que atingir, compensando os esforços pela busca.

A visão dá significado ao trabalho das pessoas, convidando-as a serem simples e a se basearem em duas aspirações humanas básicas: a motivação e a qualidade.
A visão é um documento vivo, que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de especificação.

Visões

O conceito de visão para a empresa significa a explicitação do ideal para a organização. Dependendo daquilo que é idealizado, surgem diferentes visões, que podem ser restritas ou amplas.

A visão envolve os desejos de onde se quer chegar, compreendendo temas como valores, vontades, sonhos e ambições. Uma vez definida pelo líder da empresa, vai se tornando participativa por meio da divulgação para todos os membros da organização.

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