sexta-feira, 3 de outubro de 2008

HARRY ESPECIALISTA EM MARKETING

Raide Namuali
Entrevista: Harry Beckwhit
Resumo: Entrevista

Analise / Critica do Contudo

Resumo

Ao analisar criteriosamente, especialmente a partir da leitura da entrevista concedida ao Harry Beckwhit especialista em Marketing de marcas, constada-se que o autor cita quatro chaves do Marketing nomeadamente: preço marca, embalagem e os relacionamentos.
Segundo Harry, as empresas que se dedicam a serviços, na opinião do autor os detalhes que atraem e retêm os clientes deveriam estar a cargo do gerente de marca porque é a marca que se vê nos uniformes dos funcionários, peças publicitárias, nas instalações e comunicação visual. Segundo ele tudo isso deviria falar a mesma linguagem para passar uma mensagem coerente.

Harry beckwhit também cita que há evidencia de falta de relacionamentos após a evolução da tecnologia, os relacionamentos de sentar frente a frente de olhar os clientes nos olhos para fazer negocio está ficando cada vez mais difícil devido ao mundo virtual.

Critica

Observando as quatro chaves de Marketing moderno citado pelo Harry, sou da opinião de que o market share de uma empresa é assegurado por duas coisas principais: a marca e a imagem, porque a prestação de bons serviços ao cliente projeta a imagem e a marca da empresa em contrapartida o consumidor sente que recebe algo mais do seu dinheiro. Citamos aqui o exemplo da logística e top of mind da coca-cola sua marca é conhecida mundialmente até os paises mais pobres do mundo têm acesso ao produto resultante de serviços da cadeia de distribuição extensiva.

O autor também foi muito exagerado quanto à questão de clientes que procuram preços dizendo não são fieis. Eu acho que se a empresa prestar bons serviços esses clientes podem se adaptar aos preços sugeridos pela organização.
Na verdade em uma economia de mercado não existe cliente 100% fiel a uma única empresa sempre a tendência é de comparar os preços e garantia do produto.




Nenhum comentário: