quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FATORES CRITICOS DE SUCESSO



Introdução

Na sociedade de hoje, o banco de conhecimentos de uma instituição se torna rapidamente sua única vantagem competitiva sustentável. Como tal, esse recurso deve ser desenvolvido por meio de metodologias, cultivado e compartilhado por todos os membros da instituição.

Até recentemente, as empresas podiam alcançar sucesso por meio do conhecimento individual de alguns poucos ocupantes de posições estratégicas. No entanto, quando concorrentes prometem mais conhecimento como parte de seus serviços, a competição termina. Por quê? Porque o conhecimento organizacional não substitui, mas sim complementa o conhecimento individual, tornando-o mais forte e mais abrangente. Portanto, a utilização plena do banco de conhecimentos de uma instituição, por meio de metodologias combinadas com as idéias, com as inovações, com os pensamentos, com as competências e com as habilidades individuais, capacitará a empresa a competir mais eficazmente no futuro.
Hoje, poucos duvidam de que o conhecimento tenha um imenso valor. Os insights de um analista de investimentos sênior a respeito de como fazer dinheiro, por exemplo, podem nunca aparecer no balanço da empresa, mas têm um valor óbvio. Caso ele vá para uma outra empresa, esse conhecimento irá junto com ele. Por isso, é fundamental o estudo de metodologias para todas as empresas que pretendam ser competitivas no mundo dos negócios de hoje. Entender os fatores críticos de sucesso, compartilhar conhecimento e metodologias tornaram-se enormes desafios.
Neste contexto é necessário uma metodologia para formulação de um plano estratégico, diferenciando os conceitos visão / missão, destacando questões-chave para o estudo e desenvolvimento de cenários de uma organização.

Fcs

Em um mercado competitivo, existem algumas áreas em que as empresas devem caminhar com precisão para prosperar. Tais fatores devem ser medidos quantitativamente e qualitativamente para se ter uma visão do estado da empresa e o nível de penetração em seu mercado, gerando relatórios que serão úteis no balizamento e definição das estratégias presentes e futuras - se bem utilizados.

São fatores de sucesso de uma empresa:

-controle de custos e de produção;
-equipamento e a tecnologia;
-quantidade de pessoal;
-escolha de fornecedores;
-capital;
-qualidade da gerência;
-posição geográfica;
-conhecimento da concorrência;
-linha de produtos;
-promoções;
-imagem: clientes, governo, comunidade...

Medição básica

Uma empresa, para melhor competir, deve ter uma boa imagem financeira no mercado. Esse é um fator crítico de sucesso que poderá ser medido com um índice preço/receita, capaz de retratar os ganhos obtidos e a solidez das operações realizadas. Já o índice pedidos/respostas pode espelhar a reputação tecnológica da empresa junto aos clientes.
Visão

Frente ao objeto do negócio, a empresa pode posicionar-se em sentido amplo ou restrito.

A concentração única e exclusiva no produto é denominada visão míope, visto que o negócio está posicionado de uma maneira restrita, o que acarreta negligência ao cliente. Empresas que se posicionam em relação às demandas ambientais, adotando a definição ampla de negócio, com o produto passando a ser um dos meios de satisfazer os desejos e as necessidades de seus clientes, são aquelas que possuem visão ampla.
Para atender o primeiro objetivo do planejamento, é preciso foco na questão: qual é nosso negócio? A resposta a essa pergunta não pode ser precipitada, focada apenas no produto ou no serviço. Deve ser ampla. Deve permitir uma maior amplitude de alternativas em relação às oportunidades e às ameaças do meio ambiente.

Novas questões devem ser respondidas:

-qual será o negócio?
-qual deveria ser o negócio?

Em relação à primeira, Peter Drucker aponta que o que se pretende alcançar é uma adaptação às mudanças previstas. Na segunda, se vislumbra um novo horizonte. O objetivo é modificar, ampliar e desenvolver a possibilidade de repensar processos, valores e objetivos. Daí surge a abertura/criação de novas oportunidades.

Visão da empresa

Visão estratégica é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando, animando o propósito em ação, transformando-o em fato concreto.

O conceito de visão para a empresa significa a explicitação do que se idealiza para a organização. A visão envolve desejos, aonde queremos chegar, compreendendo temas como valores, vontade, sonhos e ambição.
A visão estratégica, via de regra, parte do líder e, em seguida, é compartilhada por todos os colaboradores da organização por meio de um processo participativo de discussão. A visão compartilhada do futuro recomenda as medidas a serem adotadas e permite a distinção entre o que é melhor e o que vale a pena desejar conseguir.
Nesse processo, o comprometimento é fundamental. Só assim torna-se possível mobilizar a organização no sentido de aceitar e apoiar a nova visão e fazê-la acontecer.

Elementos-chave

A visão estratégica é algo que pode ser concebido como um cenário, uma intuição, um sonho ou uma vivência, que está acima dos objetivos específicos de uma empresa e que lhe serve de guia.

Ter visão não significa conhecer tendências ou desdobramentos da realidade, significa ver o que ainda não existe.

A visão estratégica é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando, animando e transformando o propósito em ação, em fato concreto. Nesse sentido, são elementos-chave da visão estratégica:

1-mobilização de sentimentos e emoções, no sentido de atender a necessidades e a expectativas;
2-definição do que se pretende atingir e que representa algo que valha a pena ir em busca.

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