sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

OS 7 PECADOS MORTAIS NA ENTREVISTA


Pecado 1 : Faltar sem JustificativaO mercado de trabalho anda muito concorrido e só o fato do seu currículo ter sido escolhido e selecionado para uma entrevista, já é uma vitória, portanto oportunidade de entrevistas não podem ser descartadas.

Pecado 2 : Não chegar no horárioO horário é fundamental para avaliarmos o comprometimento de um candidato em relação ao seu desejo pelo emprego, sua postura profissional, sua administração do tempo e até mesmo etiqueta empresarial.
Pecado 3 : Não saber o que está no currículoObservamos que muitos profissionais não lembram de sua jornada profissional, precisam checar no currículo se a informação está correta, e acabam fazendo uma verdadeira confusão de datas e empresas.
Pecado 4 : Levar Acompanhante (adulto ou criança)Esse é outro ponto extremamente desagradável. Muitos(as) levam o(a) cônjuge, namorado(a), mãe, até mesmo filhos de colo já vieram acompanhando as mães.

Pecado 5 : Falar mal do antigo trabalhoPor pior que tenha sido a sua vida profissional em seu último emprego, jamais... digo... jamais, fale mal do seu antigo trabalho ou dos seus colegas.
Pecado 6 : Atender o Telefone CelularTelefones celulares são ótimas ferramentas, mas em algumas situações eles se tornam um transtorno. Alertamos aos profissionais para desligarem ou programarem seus aparelhos para o modo silencioso antes de entrarem para a entrevista.
Pecado 7 : Vestimenta InadequadaA primeira imagem é a que fica. Estar trajado adequadamente para a vaga pleiteada é fundamental. Para cargos gerenciais indica-se um traje social, isso tanto para homens como para mulheres. Já para vagas intermediárias como de analistas ou trainee, um esporte fino pode ser aplicável, mas claro, tudo dependerá da vaga pleiteada: não vá me aparecer em uma loja de roupas esportivas de terno e gravata!

Um comentário:

george disse...

O tema e interesante pois alerta-nos sobre algumas questões que devem ser evitadas quando se vai a entrevistas para busca de emprego.

Realmente para pessoas que trabalharam em muitas empresas tem sido comun essa confusão de data. Ex. Um individuo com seus 50 anos de idade e que já tenha passado por mais de 9 diferentes empregos, é natural que se perca nos seus calculos. Mas para que isso não aconteça uma revisão ao curricluo antes da entrevista, torna-se realmente indespensavel para reviver os conteudos.

Em relação a canditatos que se fazem aconpanhar com filhos de colo…….. nao quero acreditar que existe essa tendencia para procura de trabalhos qualificados.